Secretaria de Saúde realiza o Dia “D” da Campanha Novembro Azul

"Prevenir ainda é a melhor intervenção terapêutica, pois prolonga a vida e não tem efeitos colaterais." Clarivaldo Pessoa

A Secretaria Municipal de Saúde através das equipes das USF Sede 02, USF Boa Vista, USF Novo Horizonte e equipe do NASF, realizaram nesta quarta feira (28), em uma ação que tem como objetivo potencializar a conscientização de homens em situação de riscos, bem como aos que mesmo fora de estatísticas ocasional, mas precisam se cuidar prevenindo-se ao máximo possível. Por o Novembro Azul tem sido tão enfatizado pelo prefeito Heraldo Miranda, e todos os profissionais de saúde do município, para os homens residentes na área de abrangência das referentes USFs. Todas às ações visam além de detectar possíveis ocorrências em pessoas nas áreas recorrentes, tanto quanto atuar de forma profilática em todas as demais áreas.

Na ação, inúmeros serviços foram oferecidos para a população, dentre eles: atendimento médico, ECG, realização de toque retal, USG prostática, coleta de PSA, nutricionista, dentista e vacina. A atividade contou com a presença de aproximadamente 350 homens.

O câncer seja ele em adultos ou crianças, não tem cor, classe social, ou mesmo distinção de cunho religioso, político ou filosófico. Por isso é importante prevenir para não ter que remediar. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com outros setores do município, publico e privado tem se esforçado para combater esse mal muitas vezes invisível a percepção comum.

Estas ações quando acontece coletivamente, potencializam todos os diagnósticos e tratamentos de eventuais patologias, haja vista, estes eventos tendem a desmistificar o processo, bem como o encorajamento mutuo de quem já faz e os que ainda não fizeram exames preventivos.” Disse: Clarivaldo Pessoa, CEO do Jornal e Site Conexão Baiana Notícias.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e multidão

“Já existe o auto preconceito por conta da forma invasiva com que se realiza alguns exames, bem como os transtornos causados pela necessidades de se deslocar muitas vezes para outros domicílios com o objetivo de realizar exames simples, por isso não tenho medido esforços para aproximar o povo de serviços que já lhes são garantidos por lei. Não estou fazendo favor, pois a maioria dos baixagrandenses me escolheram justamente para resolver problemas crônicos na área da sude, que fora abandonada por antigos gestores, a exemplo da destruição do centro cirúrgico de nossa cidade. Quem me conhece sabe de meu amor e zelo pelo bem estar das pessoas de bem independentemente de política.” Afirmou Dr Heraldo, médico e prefeito de Baixa Grande.

A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: 15 pessoas, incluindo Sérgio Rios da Bahia, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

 

Informações: ASCOM Baixa Grande – BA

Por: Clarivaldo Pessoa

CB Notícias, em um segundo tudo pode mudar!