Programa A Hora do Executivo fala sobre Hipertensão em Baixa Grande

Mais uma edição do Programa A Hora do Executivo foi ao ar, na manhã dessa quinta-feira (25) tratando acerca do tema Hipertensão com o Doutor Rayanderson do PSF Boa Vista.

O médico iniciou o bate-papo explicando a partir de quais valores a pressão arterial é considerada alta e comentou ainda sobre o Dia Nacional de prevenção e combate a Hipertensão arterial, que é comemorado dia 26 de abril. Uma doença que atinge cerca de 30% da população brasileira adulta e mais de 50% após os 60 anos de idade. Uma doença silenciosa, os sintomas se manifestam quando a pressão já está em níveis elevados e a partir daí as pessoas sentem dores no peito, cabeça, fraqueza, tonturas, visão turva, sangramento nasal e chegam a desmaiar, pode podem chegar a consequências como infarto, derrame cerebral e até a morte instantânea.

Rayanderson disse ainda que é de extrema importância estar aferindo a pressão regularmente e diminuindo a quantidade de ingestão de sal e que, atividades físicas e alimentação saudável ajudam a prevenir e até mesmo evitar a Hipertensão. Ele respondeu à perguntas de ouvintes e finalizou agradecendo e alertando à população sobre os cuidados à saúde.

Prefeitura Municipal de Baixa Grande – Minha Cidade, Meu Futuro!

ASCOM – Baixa Grande- BA